O Uso Do Vinho Na Santa Ceia
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -uso -do -vinho -na-santa-ceia/teo lo gia
O Uso do Vinho na Santa Ceia digg Nota do tradutor: O texto abaixo f oi extraído de um documento produzido pela Michiana Covenant Church em 2004.
A Sessão da Michiana Covenant Church sustenta que o uso do vinho na Santa Ceia, tendo sido instituído por Cristo, é conveniente e apropriado. O uso de suco de uva, embora não seja pecaminoso, desvia-se da prática bíblica. Em suporte da nossa posição, of erecemos as seguintes considerações:
O vinho, usado apropriadament e, é uma bênção de Deus
Deus dá “o vinho que alegra o coração do homem”, assim como ele dá “o pão que f ortalece o coração do homem” (Sl 104.14,15). Deus promete ao seu povo obediente que Ele o abençoará com uma abundância de vinho (Dt 7.13, 11:14; Pv 3.10). Usado incorretamente, o vinho torna-se uma maldição (Pv 23.29-35). A Bíblia condena unif ormemente a embriaguez (1Co 5.11, 6.10; Ef 5.18; Gl 5.21).
Salmos 104.14-15 – “Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para f azer sair da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que f az reluzir o seu rosto, e o pão que f ortalece o coração do homem.”
Deuteronômio 7:13 – “E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te f ará multiplicar; abençoará o f ruto do teu ventre, e o f ruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.”
Deuteronômio 11.14 – “Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.”
Provérbios 3.10 – “E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
1 Coríntios 5.11 – “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, f or
devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.”
1