O uso do computador como instrumento pedagógico
INFORMÁTICA EDUCATIVA: COMPREENDER E PRATICAR
Por: José Alessandro Souza Francisco
Projeto a ser apresentado para empresas a fim de promover a capacitação de professores para o uso do computador como instrumento pedagógico e pessoal.
Metodologia
O fato de equipar a escola com computadores não é garantia de que este recurso será utilizado para a melhoria do processo de aprendizagem e de que ele por si só vá resolver os problemas da educação. Sabemos que o professor tem papel fundamental neste processo.·.
A informática aplicada à educação ainda é um mistério para alguns professores e, segundo Valente (2003,s.p.) o nó da questão está na formação docente:
...muitos educadores ainda não sabem o que fazer com os recursos que a informática oferece. E, nesse sentido, a chave do problema é a questão da formação, da preparação dos educadores para saberem como utilizar esta ferramenta como parte das atividades que realizam na escola.
A capacitação do professor é garantida pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – Lei Nº 9.394 de 20/12/1996, conforme os artigos a seguir (NISKIER,1996): Art.61. A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos:I- a associação entre teorias e práticas,inclusive mediante a capacitação em serviço.
Art.67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
I-.......
II-aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento. periódico remunerado para esse fim;(p.50)
Art. 87,§3º,III – realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também, para isto, os recursos da educação à distância. Não basta