O Uso de Anticoncepcionais sem prescrição médica – Farmacoepidemiologia
Com o objetivo de fazer uma pesquisa sobre o uso de contraceptivos sem a prescrição de um médico, foi realizado um estudo com mulheres na faixa etária de 17-37 anos de idade, no bairro 25 de Agosto, município de Duque de Caxias, RJ. Com o intuito de avaliar o conhecimento da população feminina sobre os riscos do uso deste medicamento sem antes consultar um médico, a pesquisa foi realizada durante o mês de outubro de 2009, por meio de um questionário aplicado a 50 mulheres na idade fértil. O resultado foi satisfatório. Palavras-chave: contraceptivos, conhecimento, consultar, médico.
Abstract:
In order to do a research on the use of contraception without a prescription from a doctor, a study was conducted with women aged 17-37 years of age in the neighborhood August 25, Duque de Caxias, RJ. In order to assess the knowledge of women about the risks of using this medication without first consulting a doctor, a survey was conducted during the month of October 2009 through a questionnaire answered by 50 women of childbearing age. The result was satisfactory.
Keywords: contraception, knowledge, consult doctor.
1 – Introdução
A população brasileira tem por hábito freqüente, o uso de medicamentos sem consulta previa, caracterizando o ato da automedicação. O Brasil está entre os dez maiores consumidores de medicamentos do mundo (BOCK & TARANTINO, 2001). A automedicação não é nada mais do que o uso de medicamentos sem a orientação de um médico, sendo que esse uso indiscriminado dos medicamentos pode trazer sérios riscos à saúde da população (CASAGRANDE et al., 2004).
A pílula anticoncepcional é um dos métodos usados para o controle da natalidade e essencialmente utilizadas para o planejamento familiar. Considerado um dos melhores métodos de prevenção, o anticoncepcional é um dos mais procurados para esse fim, e sua eficácia está relacionada ao modo pelo qual a mulher o utiliza, não deixando de tomar nenhum dia. O uso correto do pacote de pílulas para vinte e