O uso de alertas visuais para aumentar a limpeza de banheiros em um campus universitário
No artigo analisado foi realizado um estudo para reduzir a urina em pisos de banheiros masculinos em um campus universitário, utilizando apelos visuais no ambiente em questão. Desenvolvido a partir de reclamações da equipe de arrumação sobre a dificuldade de manter os banheiros limpos. E também já pensando em mudar comportamentos relacionados à saúde publica, já que o ambiente é um espaço compartilhado e pode conter disseminação de agentes patogênicos (causadores de doenças).
O estudo realizado por Clayton e Blaskewicz (2012) em um campus universitário com 13.000 pessoas, em banheiros masculinos. Os banheiros continham duas pias, dois mictórios e duas divisórias, sendo que em todos os banheiros analisados as configurações eram idênticas. A analise ocorreu durante quatro meses, onde se colocou em questão antes e durante do uso de alertas visuais e seus respectivos resultados.
O uso de alertas visuais foi bastante eficaz, já que se teve uma redução de cerca de 40% na urina detectada no chão dos banheiros. Tendo uma afirmação positiva durante a aplicação do estudo da equipe de arrumação.
Este estudo demonstrou a eficácia inicial e de longa duração de alertas visuais sobre a mudança de comportamento em um ambiente comunitário. As explicações para a obtenção dos bons resultados desse estudo seriam: pequena variabilidade dos participantes ao longo do estudo, e ajuda com ‘lembretes’ na utilização de mictórios apenas para relembrar o que a maioria já poderia saber. Precisando desenvolver em estudos posteriores como fazer a manutenção ao longo prazo desses resultados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Michael C. Clayton & Julie Blaskewicz (2012): The Use of Visual Prompts to
Increase the Cleanliness of Restrooms on a College Campus, Journal of Organizational Behavior
Management, 32:4, 329-337.