O uso das drogas na adolescência
INTRODUÇÃO
Antigamente, a dependência química era vista como um desvio de moral e de caráter, já hoje, a visão é completamente outra: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência química uma doença. Se antes eram vistos como viciados ou drogados, esses termos foram substituídos do vocabulário médico por estarem empregando preconceito, sendo agora designados usuários, ou dependentes químicos. Porém, a sociedade brasileira se depara atualmente com uma situação muito preocupante, que é a de jovens e crianças se envolvendo cada vez mais cedo no mundo das drogas. Independentemente da classe média social que pertencem, seja ela baixa, média, ou classe alta, todos estão vulneráveis a esse tipo de situação. Em praças, becos, ou até mesmo na rua, podemos observar vários grupos de usuários de drogas, e entre os adultos, notamos infelizmente também vários adolescentes que, mais tardem, poderão tornar-se violentos, causar pequenos furtos ou até mesmo grandes assaltos para adquirirem dinheiro de modo que sustentem seu vício.
Sendo assim, o uso de drogas precocemente será retratado no artigo, com o objetivo de explicar as razões de vários adolescentes que se envolvem em situações diversas pelo uso das drogas, causando sérios danos à saúde e desestruturando suas famílias. Além de esclarecer algumas dúvidas sobre a droga dentro das escolas e sobre os riscos de cada tipo de droga utilizada atualmente, também será discutido e analisado a relação familiar dos usuários e o papel do Serviço Social em relação ao uso das drogas pelos adolescentes.
1. AS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
1.1 A adolescência e suas influências
“A adolescência é um momento crucial da vida de um homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento que começou com o nascimento. As modificações psicológicas que produzem nesse período e que são o correlato de