Uso de Drogas na Adolescencia
As drogas estão muito presentes na vida dos adolescentes na atualidade, e cada vez mais tem aumentado o índice de dependência química nessa fase, principalmente de drogas pesadas.
Esse uso precoce de substancias ilícita ou não, ocorre na tentativa do jovem de criar sua identidade, e sua necessidade de se inserir em grupos de semelhantes.
O nível de curiosidade do individuo nessa fase é muito grande, portanto se o grupo de semelhantes utiliza algum tipo de droga, o adolescente é induzido automaticamente a optar por esse uso também.
Geralmente esse uso se inicia com drogas mais comuns, como o tabaco, álcool e maconha, conhecidos como porta de entrada, e com o tempo, a necessidade de efeitos mais elevados, juntamente com os mesmos motivos que levaram o jovem a esse mundo, leva-o a buscar substancias mais fortes e perigosas.
2- A Adolescência
A OMS- Organização Mundial de Saúde define a adolescência como o período que vai dos 10 anos aos 19 anos, 11 meses e 29 dias. (Friedman, 1985)
É considerada a fase em que o individuo tenta ser adulto, buscando construir sua própria identidade, e com isso o adolescente apresenta comportamentos muito diversos, que podem ser confundidos e interpretados como transtornos mentais.
“A adolescência é um período fundamental no desenvolvimento do eu, já que as mudanças físicas, psíquicas e sociais levarão o adolescente a uma crise de identidade cuja resolução contribuirá para a consolidação da personalidade adulta.” (ERICKSON apoud CALL, 2004 p. 313)
É uma fase que para ser compreendida, deve ser analisada levando em conta os aspectos psicológicos, biológicos e sociais, juntamente com o período de certezas e incertezas, prazer e dor, conflitos e construções que o individuo é submetido.
O adolescente possui duvidas, desejos e sentimentos, tem necessidade de expressar o que sente e o que sabe, tentam ser independente, mas ao mesmo tempo quer se sentir dependente e protegido, acha que pode mudar a sociedade que por