O uso da mídia na comunicação
As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, são diferentes formas de representação da realidade de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mas todas elas combinadas e integradas, possibilitam uma melhor percepção da realidade.
A mídia compreende um conjunto de instituições, organizações e negócios voltados para a produção e difusão de informações para públicos diversos. Nesse sentido, é um espaço de força, poder e sociabilidade capaz de atuar na formação da opinião pública em relação a valores, crenças e atitudes. Na sociedade do conhecimento e da comunicação de massas em que vivemos, a mídia tornou-se instrumento indispensável do processo educativo.
Os veículos de comunicação são capazes de atingir praticamente todos os segmentos sociais, tendo em vista os amplos e flexíveis meios de linguagem utilizados na propagação de ideias, valores e conhecimentos. Diante disso, seu potencial é de grande importância para a educação.
A mídia é toda a tecnologia que nos rodeia, e essa tecnologia tem crescido dia após dia. Se a escola não introduzir o aluno nesse mundo tecnológico, seja através da televisão ou do computador, mais tarde o mercado de trabalho vai cobrar isso dele e será muito mais difícil a sua inserção na sociedade.
Nota-se que a mídia na educação se bem utilizada pode trazer grandes resultados, e até ajudar na formação de um indivíduo. A aprendizagem, por exemplo, fica mais fácil para os alunos quando o professor utiliza filmes, cartazes, livros ou qualquer outro tipo de mídia. É mais fácil a absorção de conteúdos na escola com uso de recursos que estão no dia-a-dia dos estudantes
A diversidade de recursos nos novos ambientes que contribuem para a aprendizagem é impressionante. São aulas virtuais, fóruns, comunidades, videoaulas, bate-papos, entre outros. Desde os mais simples aos mais sofisticados - todos eles refletem como a sociedade se organiza atualmente, de forma cada vez mais