O uso da flauta doce na educação.
A flauta doce inquestionavelmente e um dos instrumentos mais importantes para o aprendizado musical. Isso se deve primordialmente ao fato de seu custo, que é bem abaixo dos demais, desta forma temos mais disponibilidade de instrumentos o que abrange um maior numero de alunos, coisa que o piano ou o violão mesmo, não cobririam com tanta facilidade.
Outro fato importante é a sua “visualização” no que diz respeito a localização de cada nota, que é bem simples e facilita o entendimento das crianças, talvez somente o piano seja mais facilmente compreendido com a sua visualização de notas do que aflauta. Desta forma a criança ou jovem realiza uma associação mais coerente da nota tocada e sua localização com relação às demais.
A flauta também é um instrumento bastante “simples”, apesar de melódico, e desta forma pode talvez “abrir os olhos” do aluno para um posterior instrumento mais “complexo” com competências para montar acordes e assim harmonia.
No meu ponto de vista a única desvantagem da flauta é seu timbre estridente que se mal dominado em uma sala com diversos alunos em desordem causam terrível mal estar aos ouvintes.
Desta forma o trabalho com a flauta deve ser ponderado para que o aluno não desenvolva certa repulsa a seu som (isso se a única experiência que ela teve for ruim), e assim se afaste da musica em geral e perca o interesse pelo aprendizado musical. Então para termos um trabalho menos cansativo acho que seria interessante mesclarmos diferentes tipos de instrumentos para abrilhantar a experiência com a flauta