O uso da Cultura Política no Brasil
TEORIA ALMOND E VERBA
Para o cientista político Almond, usava seu trabalho como pioneiro, em uma política comparada . Entre suas analises cientista o Brasil, estava inclusivo. Baseado na sua teoria ele possui um charme tentádor: A relação entre cultura e estrutura política pressupõe a capacidade humana de antervir/ ou controlar um regime político desde que se capte as orientações culturais dos indivíduos. Lembramos que seu referencial nosistema político.Está presente nos poucos estudos existentes sobre a cultura política do Brasil.
BANK
De acordo com Bank, sua cultura política ainda esta indefinida, ele descarta a cultura política tradicional como algo arcaico, contra pondo a nova cultura política.
Souza e Lamounier desenvolveram também pesquisas sobre as atitudes do eleitorado em relação à democracia como parte um conjunto de dilemas da vida política nacional.
Entre tantas divergências de interpretações existentes, referente á cultura política nos movimentos populares no Brasil há alguns pontos em comum que destacam a contribuição dele para uma nova cultura política.
Os movimentos populares estariam colocando em crise s ideias que fundam noções como: “Subir fácil na vida” “Rouba, mas faz” “é dando que se recebe”.
Os movimentos populares queriam modernizar a política, no sentido de redefinir a noção de cidadania. Porém este processo foi contraditório e bastante desigual.
A DIMENSÃO E ENTENDIMENTO SOBRE CULTURA POLÍTICA
Gohn , cita referências de estudos de Thompson, Bobbio juntamente com Matteucci e Pasquino para auxiliar no entendimento sobre cultura política.
Atualmente a palavra política nos remete a política partidária e o termo política, causa por sua vez, espanto e confusão na plateia , mesmo porque falar e tratar a política era e ainda é, tabu , pelo menos para muitos membros de muitas sociedades.
Veja-se que para Bobbio:
" O conceito de política,