A Subcultura E A Estigmatiza O Imprimidas Na Utiliza O Da Cannabis
4714 palavras
19 páginas
Universidade Federal da BahiaFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Alan Oliveira, Carolina Rosário, Deivid Gonçalves, Giselle Torres, Ícaro Deodoro e Lucas Augusto Barros
A subcultura e a estigmatização imprimidas na utilização da Cannabis
Salvador
2014
Alan Oliveira, Carolina Rosário, Deivid Gonçalves, Giselle Torres, Ícaro Deodoro e Lucas Augusto Barros
A subcultura e a estigmatização imprimidas na utilização da Cannabis
Trabalho final apresentado a Universidade Federal da Bahia como critério de avaliação da disciplina Antropologia Médica (FCH332), do curso de Farmácia, sob a orientação da Professora Yeimi Alexandra Alzate López.
Salvador
2014
Introdução
A legalização da maconha é um assunto que vêm sendo amplamente discutido ao longo dos anos. Recentemente o Uruguai aprovou um projeto de lei para regulamentar a produção e a venda da Cannabis, tornando-se o primeiro país a legalizar toda a cadeia de produção da droga. Em novembro de 2012, os estados norte-americanos de Washington e Colorado já tinham legalizado a venda sob licença, a posse e uso por maiores de 21 anos.
No Brasil, projetos que liberam o cultivo e a comercialização estão em tramitação na Câmara dos Deputados, como o PL 7187/14, do deputado Eurico Júnior (PV-RJ), e o PL 7270/14, do deputado Jean Willys (PSOL-RJ). Ambos têm como objetivo reduzir a violência gerada pelo tráfico.
Apesar da liberação de governos e dos efeitos positivos no uso medicinal, a questão ainda é bastante controversa entre diferentes setores da sociedade e mesmo entre os profissionais de saúde, o que justifica a discussão gerada por esse trabalho sobre a subcultura e a estigmatização imprimidas na utilização da Cannabis.
Cultura: histórico da concepção e as realidades contemporâneas do termo.
A cultura, assim como outras manifestações de cunho e participação social, tem passado ao longo do tempo por modificações, que tangem, principalmente, a forma de