O universo ao lado
O Universo ao Lado
Capoeiruçu/ BA
2014
UM MUNDO DE DIFERENÇAS.
Vivemos uma grande batalha para descobrir nossa própria fé, nossa própria cosmovisão. Pensar em cosmovisões, é termos consciência não apenas do nosso modo de pensar, mas também do modo de pensar das outras pessoas, para que possamos primeiro entender os outros e, então, estabelecer uma comunicação eficaz em nossa sociedade pluralista. Toda vez que pensamos sobre qualquer coisa, desde um pensamento casual até a mais profunda questão, estamos operando dentro de um esquema de pensamentos e ações, na verdade, isto é apenas a hipótese de uma cosmovisão, básica ou simples, que nos permite pensar com um todo.
UM UNIVERSO CARREGADO DA GRANDEZA DE DEUS: TEÍSMO CRISTÃO
O Deus da bíblia, triúno e pessoal, existia; Ele se revelara a nós e podia ser conhecido; o universo era sua criação; os seres humanos eram sua criação especial, e as pressuposições teístas que estavam por trás dos valores já vinham no leite materno. O universo é ordenado, e Deus não o apresenta a nós em confusão, mas em claridade, o mundo é como é pelo menos em parte porque Deus é o que é. Nossa dignidade e personalidade vem de Deus, é Ele que nós concede esse cosmo de seres pensantes, e a própria inteligência de Deus, é assim, a base da inteligência humana. E embora somos seres caídos, no teísmo os seres humanos são significativos porque são essencialmente semelhantes a Deus, e podem ser restaurados á dignidade original. E assim o teísmo tem uma base para a metafísica, para ética, e epistemologia, ou seja teísmo uma cosmovisão completa.
O UNIVERSO MECÂNICO: DEÍSMO
Não se localiza mais Deus como autoridade maior, mas sim a razão. Para o deísmo não existe um autoridade suprema, a razão era a base da existência. Não tem o porque se basear em escrituras, mas sim apenas na razão humana. Deus é um ser desumano, criou o mundo e deixou “a ver navio”, ou seja, foi apenas um