O ultimo teorema de fermat
O ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT
Jaime Ferreira Jacinto
Segundo Sargento de Engenharia, Especialista no Ensino da Matemática pela
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI, União da Vitória – PR. s_mate2005@yahoo.com.br Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer um apanhado histórico do Último Teorema de Fermat, explicando sua origem e os acontecimentos ao longo da história até chegar aos dias atuais, enfocando a sua importância para o desenvolvimento da matemática nos últimos três séculos, visto que trata-se de um dos problemas mais instigantes da história da matemática e que vem levando matemáticos de todas as épocas a tentar solucioná-lo. No desenvolvimento, o presente trabalho tentará explicar o porquê de tamanho interesse em um problema aparentemente simples. Veremos que o mesmo não é tão simples e que sua solução é mais relevante do que se poderia supor a princípio, levando inclusive à criação de um prêmio milionário para aquele que conseguisse solucioná-lo, e inúmeros feitos durante os três séculos de tentativas de solução.
Palavras - Chave: Teorema, desenvolvimento, problema.
1 INTRODUÇÃO
1.1 A ORIGEM DO PROBLEMA
Pierre Fermat viveu na França do século XVIII e era funcionário público na cidade francesa de Toulouse, a matemática para ele era um passatempo, dedicando seu tempo livre a mesma. Uma das características de Fermat que ficou famosa era o seu costume de apresentar a outros matemáticos problemas desafiantes, que muitas vezes deixavam seus contemporâneos irremediavelmente atolados na tentativa de solucioná-los.
2
Foi com essa característica desafiadora e pesquisando autores gregos antigos que Fermat criou uma proposição muito semelhante ao teorema de Pitágoras, mas que diferente deste, não tinha uma solução, essa proposição atravessou os tempos e ficou conhecida como o último teorema de Fermat.
Um detalhe importante sobre Fermat é que ele era considerado um matemático amador, apesar da qualidade de