O Transformador
Sumário
Introdução
O transformador é um importante equipamento, tem a função de ampliar ou diminuir valores de tensões ou correntes elétricas, outra função dele é a de modificar valores de impedâncias. Seu funcionamento é baseado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do eletromagnetismo (uma corrente elétrica é gerada em um circuito fechado sempre que houver uma variação do campo magnético nessa região, sendo chamada de corrente induzida) e da indução eletromagnética (a força eletromotriz é igual ao negativo da variação do fluxo magnético no interior da espira), respectivamente.
Neste trabalho discutiremos a respeito do funcionamento do transformador, sua função, seus tipos e suas aplicações.
1. Oque é um transformador?
Transformadores são equipamentos utilizados para transferir energia de um lado do circuito para o outro, através de um fluxo magnético comum a ambos os lados. Com exceção do autotransformador, não há conexão elétrica entre as partes dos circuitos interligados por meio deste equipamento.
2. Qual a função de um transformador?
O transformador tem a principal função, transformar o valor da tensão, aumentando ou diminuindo o mesmo. Existem os transformadores redutores de tensão, que tem a função de reduzir o valor de tensão que chega no enrolamento primário e os transformadores elevadores, que tem a função de aumentar o valor de tensão que chega no enrolamento primário.
3. A configuração de um Transformador?
O transformador monofásico é dividido em três partes: enrolamento primário, enrolamento secundário, núcleo.
O Enrolamento Primário simboliza a bobina responsável por receber a tensão elétrica que será transformada no Enrolamento Secundário, estes dois enrolamentos, comumente chamados de bobinas, envolvem um material ferromagnético (o Núcleo).
Figura Construção transformador monofásico
4. O funcionamento do transformador
O princípio de