O tradicionalismo é um método baseado na repetição e memorização de conteúdos
No construtivismo o aluno é participativo, ele traz seu conhecimento, tendo com vantagens: o professor é o transmissor do conhecimento; e as desvantagens é dificuldade do aluno se adaptar ao novo tornando–se uma aula mais trabalhosa por parte do professor.
Ao analisar vídeo e o texto pode se vê que assim como Jean Piaget no construtivismo a onde ele adota 3 procedimentos na aquisição de novos conhecimentos que é a interação, assimilação e a acomodação. No construtivismo sócio – interacionista Vygotsky dizia que os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados e exercem influencia mútua
.Na interação continua e estável os outros seres humanos, acriança desenvolve todo um repertorio de habilidades, isso acontece quando há interatividade com os alunos seja sentado em circulo ou em U ou até mesmo com jogos cooperativos.
“De acordo com a proposta Curricular da Rede de São Bernardo do Campo Volume 1- pag. 19, a concepção pedagógica adotada pela Secretaria de Educação é a sócio- construtiva- interacionista.”
A pratica construtivista tem base nos estudos de Jean Piaget, que demonstrou que a criança relaciona segundo a logica próprias, que evoluem conforme a faixas etárias e são diferentes da lógica dos adultos. Com isto o construtivismo trabalha com cidadãos críticos, trabalha em parcerias tendo a consciência que pode contribuir e muito, para a construção da sociedade.
A escola da ponte é um grande exemplo em relação ao construtivismo, pois os alunos decidem o que e com quem estudar. Em vez de tempo determinado para cada aula e turma, há grupos de estudo independente a idade o que une a vontade de estar juntas e juntas aprende. Em uma entrevista o Professor José Francisco de Almeida Pacheco, fundador da Escola da Ponte,