O Trabalho D Pedagogo No Espa O Educativo
SISTEMA PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
helma peixoto da rosa
O Trabalho do Pedagogo no Espaço Educativo
Profª. Vilze Vidotte Costa
CUIABA – MT
2011
1. INTRODUÇÃO
Segundo Ramal (2002) nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais freqüente o apelo ao caráter multidimensional da pedagogia, como campo de conhecimento, e, por conseguinte, a reivindicação de seu alcance a diversas esferas da prática social. Cada vez mais ganha relevo o discurso que busca apontar e justificar a ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo, para além do ambiente escolar e da chamada educação formal.
Celebra-se o surgimento de novas necessidades formativas e a abertura de novos âmbitos educativos, com a conseqüente assunção de novos papéis e funções por parte do profissional da pedagogia, na ocupação dos espaços criados pela emergência de novas demandas educativas na sociedade. E, é por esse motivo que o presente trabalho procurará refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar a diversidade
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Os pontos positivos e negativos encontrados no espaço escola ao tratar a diversidade.
Segundo Santos Junior (2008) atualmente escolas das redes Municipais e Estaduais de Ensino onde a maioria não se tem o profissional pedagogo é o professor que cumpre as funções desse profissional, tendo um acúmulo de funções que torna seu trabalho exaustivo e atropela todo o processo de ensino-aprendizagem, dificultando a qualidade do trabalho docente. Hoje temos profissionais qualificados no mercado de trabalho, aonde são capazes de exercer a função de forma competente, aumentando a qualidade do ensino. E, dessa forma deve ser revisto o papel do pedagogo e dado a real importância para que haja melhoria no processo ensino-aprendizagem. E é ele quem traça o diagnostico escolar a fim de combater a diversidade.
As mudanças no entendimento e nos valores