O trabalho na sociedade oderna
Com o avanço da humanidade, passou a ser necessário que se crie empregos e isso se impulsionou com a Revolução Industrial, com isso grandes empresários começaram a explorar seus operários por vários motivos, como a grande demanda de produtos, ganancia de querer e etc.
A partir desses acontecimentos, o proletariado passou a exigir direitos, tanto trabalhistas, quanto humanos. Conseguiram seus benefícios com paralização e destruição de maquinas que auxiliavam nos no trabalho.
Os anos foram passando, e ainda nos dias de hoje, existem operários trabalhando em locais desumanos como pedreiras e carvoarias. Tais situações chamaram a atenção de muitas pessoas, no qual Durkheim e Marx colocaram no papel, como funciona o trabalho na sociedade moderna, no qual suas obras foram referencias deste trabalho.
Karl Marx e a divisão social do trabalho: A divisão social do trabalho acontece no processo de desenvolvimentos da sociedade.
Divisão: trabalho rural (agricultura) e trabalho urbano (comércio e indústria). Quem administra (diretor ou gerente) e quem executa (operário). O trabalho gera divisão de classes. O proprietário das máquinas precisa de um operador e o trabalhador passa a ser um operário das máquinas que recebe o seu salário.
Relação dois iguais: relação entre o proprietário da mercadoria mediante a compra e venda da força de trabalho. O trabalhador fica subordinado à máquina e ao seu proprietário.
Mais valia: o trabalhador é contratado para 8h / o capitalista precisa de apenas 4 ou 5h para ter lucro / as horas restantes está a disposição do capitalista que não paga este excedente / o operário não recebe pelo que produziu /
Acumulação de capital: As horas de trabalho não pagas, acumuladas e reaplicadas no processo produtivo, vão fazer com que o capitalista enriqueça rapidamente, ele se apropria da força do trabalhador. “Se percebendo explorado e miserável,