O trabalho humano
O DOMÍNIO DO CAPITAL
Origem e conceito do trabalho
O trabalho é uma realidade para todo ser humano capaz de exercê-lo. Em condições de normalidade os indivíduos trabalham a maior parte de sua vida. Desde o nascimento iniciamos a preparação para exercê-lo, pois é necessário adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para poder trabalhar. Nas sociedades humanas existem leis, decretos e regulamentos que estabelecem regras para o trabalho. Podemos afirmar que o trabalho faz parte do cotidiano do ser humano.
Na antiga Roma, os cidadãos viviam numa condição de não-trabalho. Os únicos indivíduos que eram submetidos ao “tripalium”, instrumento de tortura com três pontas, eram os presos e os escravos. Do “tripalium” originou-se a palavra trabalho.
O termo trabalho apareceu, na idade média (século XIV), e o seu significado continuava relacionado de alguma forma com o sofrimento. Por exemplo, dizia-se que uma mulher no parto “trabalhava”, e dizer-se que alguém viu o fim “de seus trabalhos” significava que havia passado a outro mundo depois dos sofrimentos deste. Nesse período, até o século XVIII, a sociedade feudal estava estruturada em camadas, chamadas “estados”, e o trabalho era monopólio do terceiro estado, onde estava o povo. O primeiro e segundo estados que compreendiam a nobreza e o clero tinham a obrigação de não trabalhar.
Podemos procurar entender o que é o trabalho humano abordando-o sob diferentes aspectos. Podemos, por exemplo, analisá-lo do ponto de vista de suas características, os seus efeitos na transformação da natureza e do próprio homem, e o significado que o trabalho tem para cada um de nós. Seja qual for a perspectiva adotada, o tema: trabalho humano permite-nos compreender a natureza humana e as características de nossas sociedades.
Os diferentes trabalhos que executamos podem ser analisados tomando-se como base suas condições objetivas e subjetivas, que poderão