o trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Com o surgimento da escola, do aluno e do professor, temos a formalização do ensino, da educação, que de acordo com Brandão (1981, p. 26), é a sujeição desta a pedagogia ( teoria da educação) que cria situações próprias para o seu exercício, produzindo seus métodos, estabelecendo suas regras e constituindo executores especializados. Cambi (1999) revela que os primeiros professores são inicialmente os chefes de grupos familiares. Posteriormente a instrução passa a ser dada pelos sacerdotes, que se constituem os primeiros profissionais (pedagogos). Hoje sabe-se que há diversos tipos de professores. Exemplos disso são os professores considerados Tradicionais e os Progressistas. Os mais tradicionais são aqueles que contentam-se em transmitir a matéria de que está no livro didático. Suas aulas são sempre iguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características dos alunos. Já os professores que se julgam mais atualizados (os Progressistas),variam bastante os métodos de ensino. Preocupam-se mais com as diferenças individuais e sociais dos alunos, costumam fazer trabalho em grupo, tentam usar mais o diálogo
A didática é uma arte do saber, é através da didática que se pode identificar o modo de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula. Os profissionais da educação infantil atuam dentro de um padrão sócio-político como em qualquer outra profissão. Na busca por um resultado positivo esses caminhos acabam se cruzado e criando questões do dia a dia que o corpo docente tem como responsabilidade ajuda aos alunos a resolver sempre de maneira positiva para eles.
Com a modernidade os profissionais da área tiveram como escolher o método e a didática cabível para encontrar um resultado rápido e eficaz dentro da educação, pois a educação não se limita apenas em sala de aula, mais se na sociedade por completo.
De acordo com (FREIRE 1996 p 47) ”Saber ensinar não é