O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Zuleica Rodrigues da Costa Thomaz
Tutor(a) Rosana Rodrigues.
Palmas
2012
Introdução
De acordo com Brandão e Libâneo. As escolas e o educador é o caminho para educação, mas sem estes dois fatores é possível haver conhecimento especializado, porém, é através destes que a educação acontece, é uma constante troca de saberes simultâneo. Para Brandão “o homem” que transforma com o trabalho, e a consciência, partes da natureza em invenções de sua cultura aprendeu com o tempo a transformar partes das trocas feitas no interior desta cultura em suas situações sociais de aprender-ensinar –e –aprender: em educação na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Ela se instala dentro de um domínio propriamente humano de trocas: de símbolos de intenções, de padrões de cultura e de relações de poder. Mas, a seu modo, ela continua no homem, é trabalho da natureza fazê-lo evoluir, de torná-lo mais humano. (Brandão, 1981, p.14).
Já para Libâneo “em nossas escolas, subjacentes à prática pedagógica, encontramos uma teoria educacional de orientação liberal, nas suas formas ora conservador ora renovado” (apud FREITAS, 1991, p.19). Para essa concepção liberal, o ensino é democrático e o acesso ao conhecimento é proporcionado a ‘todos’ através do ensino público.
O que pretendemos, entretanto, é uma reflexão na qual possamos, revendo as falhas e acertos, construir a cada dia essa boa escola, que exige uma participação ativa das famílias e do bom educador (cumprindo seu papel de mediador, de transmissor