O trabalho do enfermeiro em centro cirurgico
ANÁLISE DE DEPOIMENTOS
Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues*
Fátima Aparecida Emm Faleiros Sousa*
Os autores relatam nesse artigo o trabalho da enfermeira no centro cirúrgico ou seja, os objetos de trabalho, os instrumentos, o produto e suas finalidades.
Unitermos: Processo de trabalho, enfermeira, enfermagem em centro cirúrgico
1. INTRODUÇÃO
No que tange ao conhecimento de prática, CARVALHO & CASTRO (1979) interpretam-na como sendo o "significado de uma profissão na sociedade, porque nela se consubstancia a realização do compromisso social, o qual, sendo obrigatório e coletivo, garante à profissão sua continuidade no tempo".
Para ALMEIDA (1985,1986), a prática de enfermagem é entendida como o
"conhecimento ( saber da enfermagem) corporificado em um nível técnico (instrumentos e condutas) e relações sociais específicas, visando ao atendimento de necessidades humanas, que podem ser definidas biológica, psicológica e socialmente".
ALMEIDA e cols. (1989) ainda concebem a prática de enfermagem como prática social e, portanto, historicamente estruturada e socialmente articulada. Ela é constitutiva das práticas sociais em geral e das práticas de saúde em particular.
A referida autora procede a uma reflexão da evolução histórica da prática de
*Professor Assistente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de
Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo
Rev. Latino-am. enfermagem - Ribeirão Preto - v. 2 - n. 1 - p. 21-34 - julho 1993
21
enfermagem em seu trabalho "O saber da Enfermagem a sua dimensão prática". no qual relata que a profissão está relacionada aos fatos sociais de cada período e que a prática tanto da saúde como da enfermagem está ligada ao processo de mudança social, fator este determinante nesta prática, que se estabelece em um período numa dada sociedade.
Na América Latina, a partir de 1960, com o desenvolvimento e a modernização