o trabalho através do tempo
No dicionário, a definição de trabalho aparece como: aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar determinado fim; atividade coordenada de caráter físico ou intelectual, necessária a qualquer tarefa, serviço ou empreendimento; exercício dessa atividade como ocupação permanente, ofício, profissão. Trabalho ainda pode significar: esforço aplicado à produção de obras de utilidades ou obras de arte, mesmo dissertação ou discurso; o conjunto das discussões e deliberações de uma sociedade ou assembleia convocada para tratar de interesse público, coletivo ou particular; serviço de uma repartição burocrática; deveres escolares dos alunos a serem verificados pelos professores. Além de atividade e exercício, trabalho pode significar o processo de nascimento da criança, dificuldade, incômodo, preocupações, desgostos, aflições.
O conceito de trabalho também varia historicamente. Nos primórdios, a humanidade passou do nomadismo para permanecer num determinado lugar a fim de plantar, donde surgiu o trabalho agrícola. Em seguida, com a fixação do homem na terra, despontaram-se as ideias de propriedade (posse), troca de bens e troca de moeda por bens, se consolidando na mediação da moeda. Assim, emergia uma classe que vivia da força de trabalho dos outros, denominada burguesia.
Com a revolução industrial, passa-se da fase em que o produtor fazia todo o produto (forma artesanal) para produzir apenas parte do produto (forma industrial).