O trabalho academico
Ao começar essa nova etapa de sua formação escolar, a etapa do ensino superior, o estudante se dá conta de que se encontra diante de novas exigências, novas posturas, de novas tarefas para dar continuidade de sua vida de estudos.
Em primeiro lugar, o estudante tem que se conscientizar que está diante de novas condições de aprendizagem e que isso exige do mesmo maior autonomia na efetivação da aprendizagem.
Em segundo lugar, o aluno deve empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que devem esta contínua e permanente ao alcance de suas mãos, ou seja, o estudante deve criar ao longo de sua formação escolar superior sua própria biblioteca, esse material didático vai lhe servir de base e de complementação da aprendizagem adquirida em sala de aula.E não mais, estudar um dia antes das provas e sim, sempre tirar um tempo para o estudo, para o conteúdo dado pelo professor não seja esquecido, mas que seja fundamentado através dos livros de autores da área.
Os instrumentos de trabalho
A formação universitária acarreta quase sempre atividades práticas de laboratórios ou de campo. Contudo antes de chegar nessas aulas, praticas é necessário um embasamento teórico.
Esse embasamento é feito através do ensino em sala de aula, mas é garantida pelo estudo pessoal de cada estudante. Para isso, o estudante precisa começar a formar sua própria biblioteca, essa biblioteca deve ser especializada e qualificada. E no determinado tempo, essa biblioteca deve ser explorada pelo estudante.
Todo esse material, servira de fonte de consulta e irá complementar as exposições dos professores em sala de aula.E se o aluno tiver esse material ele poderá te um embasamento teórico muito bom, pois temos que aprender a teoria para exercermos a pratica. E com esses estudos o professor poderá adiquirir conhecimentos para repassar para seus alunos de forma com que eles entendam e