o texto
Agradeço a deus pai todo-poderoso, por ser a razão da minha existência, por me dar força e capacidade para que fosse possível a elaboração deste trabalho, por iluminar o seu caminho e me ter conduzido nas veredas da sua justiça.
Agradeço, ao professor, aos meus amigos e colegas de turma e a família em geral.
INTRODUÇÃO
O texto narrativo é aquele em que um narrador conta uma historia, cuja personagens contribuem para o desenvolvimento de uma acção, que se situa num determinado espaço e se desenrolar num certo período de tempo.
Os textos narrativos não literários compreendem uma maior variedade de tipologias textuais, como a fábula, o conto tradicional e a lenda. Todos os narrativos geralmente escritos em prosa, os textos do modo narrativos podem apresentar um carácter literário, corresponde, sobretudo, ao conto a novela e o romance.
Para elaboração deste trabalho escolhemos um conto que fala sobre o mercado.
DESENVOLVIMENTO
Este conto tem como titulo o mercado que narra os acontecimentos vividos neste espaço numa vila situada nas proximidades de Luanda nas concretamente na funda.
O conto espelha alegria, a eufaria e a satisfação da gente toda que ali se encontrava praticamente era um mercado vasto onde acontecia de tudo um pouco, porque este sempre cheio de gentes enamorada e que queria namorar de essa gente que apreciava a gente do mato como se essa gente não fosse a sua gente de miúda que chorava, que mastigava, que falava boise.
Era na praça (mercado) da funda e, ainda e de panos de sapatos e de pé calçado pela natureza, de chapéu, de capacete e de turbante.
Um discutuam preços. Outros contavam em voz alta, dinheiro, cacussos, mangas e outros produtos à venda. Era um lugar de encontros e reencontros entres amigas, familiares colegas companheiros etc.
E que estendinham, no chão no ou sobre serapilheiras montinhos de tomate e de tomate de quimbrendo,