O TEXTO COMO REDE DE RELAÇÕES
O que é texto?
Imagine essas situações:
Você vai visitar um amigo que está hospitalizado e nos corredores vê uma placa, que está escrito a palavra “silêncio”. Isso seria um texto? Sim, é um texto, pois o receptor (você) e o emissor (administrador do hospital) se interagem e se comunicam com apenas uma palavra, você sabe que em hospital o silêncio tem que ser mantido, a mensagem foi passada e entendida.
Na segunda situação você vê no chão vários papéis e em um deles está escrito a palavra OURO. Isso seria um texto?
Não , a palavra ouro não é um texto, porque na circunstância que se encontra ela quer dizer o que? Não dá pra saber. Ela não passa uma mensagem. Agora se você vê uma pessoa com um cartaz nas costas escrito compro OURO, ai sim a palavra ouro constitui um texto, pois está dentro de um contexto significativo, em que alguém quer dizer alguma coisa para outra pessoa. ( emissor| receptor).
Então a partir dessas observações podemos tirar uma conclusão referente a nossa pergunta inicial, o que é texto?
Texto é então uma sequência verbal ou não verbal, oral ou escrita, que forma um todo, e que faça sentido para um grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase, uma imagem ou uma sequencia delas, mas o mais importante é ele necessita ter um contexto significativo para existir.
Veja abaixo se essas palavras formam um texto.
Circuito Fechado
Ricardo Ramos.
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis,