fundamentos social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social 11
Teoria do Serviço Social e Movimento de Reconceituação
Prof. Ma. Laura Santos.
Tucuruí-PA
2013
Bacharelado em Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social 11
Teoria do Serviço Social e Movimento de Reconceituação
Prof. . Ma. Laura Santos.
Tucuruí-PA
2013
Introdução
Através de pesquisas buscamos compreender o significado da profissão do serviço social e seu desenvolvimento sócio-histórico no cenário brasileiro, desvendando as possibilidades de ação contidas na realidade, entender os pressupostos filosóficos e suas influências no serviço social.
Conhecer o movimento de Reconceituação do serviço social nos proporcionou uma maior compreensão de como ocorreu o processo de construção crítica da profissão frente às questões sociais suas características complexas que nem sempre são apreendidas e compreendidas pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.
Para isso, fez-se necessário a projeção de intenções de rupturas, através de revisões da prática profissional bem como na reformulação das bases teóricas do Serviço Social tradicional. Vale ressaltar que “condições novas” decorrentes do novo contexto social exigiam novas práticas por parte dos assistentes sociais. Assim, foi necessária uma revisão teórico-metodológica das práticas profissionais.
O presente trabalho aponta os significados, tendências e críticas feitas ao serviço social e aos documentos criados para melhor entendimento da profissão, no qual foram abordados correntes filosóficas como: O positivismo, fenomenologia e a dialética. Visto as particularidades que estes apresentaram na constituição do processo de Reconceituação.
Movimento de Reconceituação
O serviço