Naiana Grupo
Debora
MÁGDA CORGUINHA GONÇALVES
Naiana Siqueira da Silva
Análise de redes socias- aplicação nos estudos de transferência de informação
Teresópolis
2014
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS- APLICAÇÃO NOS ESTUDOS DE TRANSFERÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Estatisticas e Indicadores Sociais, Processo de trabalho e SSOC, Comunicação na prática do assistente social.
Prof. Amanda Boza Gonçalves Clarice da Luz Kernkamp Rodrigo Zambon
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho temos como objetivo elaborar um texto sobre o tema Análise de redes socias-aplicação nos estudos de transferência da informação. No início dos anos 2000, no cenário internacional, publicações sobre este tema ganharam notoriedade.
A análise de redes é uma interpelação da Sociologia, da Psicologia Social e da Antropologia, é uma análise métodica de Redes Sociais. As Redes Socias consistem em estruturas que representam pessoas ou organizações e as relações entre si. A Análise de Redes Sociais perceciona as relações sociais em termos da Teoria de Redes. Permite estudar, através da identificação dos atores e suas ligações, as relações entre os mesmos de forma a poder identificar as formas de interação entre si, contribuindo para o conhecimento sobre a rede social e o seu desenvolvimento. A Análise de Redes Sociais permite representar as redes sociais através da representação dos nós e das ligações entre eles. Os nós da rede social representam os atores dessa rede (indivíduos ou organizações). As ligações representam as relações entre os atores componentes da rede representada. As relações entre os atores podem ser relações do tipo: parentesco, amizade, posição organizacional, etc. As redes sociais podem ser representadas através de diagramas onde os nós são