O tecnoestresse em trabalhadores que atuam com tecnologia de informação e comunicação
Trabalho apresentado por:
Auta Arouca
Luiza Barbirato
Romina Lopes
Verônica Rodrigues
INDICE
1. Descrição do assunto
2. Apreciação crítica do tema
3. Paralelo com a realidade profissional
4. Aplicação prática do tema estudado
5. Bibliografia
1. Descrição:
O Tecnoestresse é um fator negativo relacionado com o TIC e que afeta o estado psicofisiológico do individuo.
O tecnoestresse é um estado psicológico negativo relacionado com o uso de tecnologias de comunicação e informação (TIC) ou de ameaça de seu uso futuro. Esse fenômeno psicossocial é constituído de quatro dimensões: descrença, ansiedade, fadiga e ineficácia.
O objetivo deste estudo foi identificar a existência de associação entre as dimensões do tecnoestresse e as variáveis demográficas, laborais e psicossociais em trabalhadores que utilizam TIC em 368 sujeitos de instituições de trabalho localizadas em Porto Alegre, RS e região metropolitana. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a Escala de Tecnoestresse – RED/TIC e um questionário para o levantamento de variáveis demográficas, laborais e psicossociais.
Os resultados evidenciam que as mulheres apresentam médias mais elevadas nas dimensões de descrença e ansiedade. Foram identificadas associações principalmente no conjunto de variáveis psicossociais e, em menor proporção, nas variáveis laborais. Os resultados indicam a necessidade de intervenção em nível de prevenção, tendo em vista que o maior valor médio obtido foi na dimensão de fadiga, seguido pela de ansiedade.
Palavras-chave: Tecnoestresse. Tecnologia de comunicação e Informação. Prevenção. Fenômeno Psicossocial.
2. Apreciação crítica do tema:
Diversas pesquisas