Relatório de quimica
Propriedades Periódicas
As propriedades periódicas são características ou tendências que certos elementos químicos podem revelar, segundo a sua posição na tabela periódica, entre elas, destacam-se:
• Raio Atômico - a distância entre o centro de um átomo e os limites da sua eletrosfera;
• Potencial de Ionização - a energia necessária para retirar um elétron da sua camada de valência, ou seja, para tirar o ultimo elétron do átomo, esta energia pode variar conforme certas características do elemento;
• Eletronegatividade - a capacidade que um átomo tem, de atrair elétrons de outro átomo quando os dois formam uma ligação química;
• Eletropositividade - a tendência de perder elétrons, apresentada por um átomo. Quanto maior for seu valor, maior será o caráter metálico.
• Afinidade Eletrônica - a medida da capacidade de um átomo em receber um ou mais elétrons. Essa capacidade se refere a átomos isolados (o que ocorre no estado gasoso).
Dentre os grupos dos elementos diferenciados por suas propriedades de ionização e de ligação, os metais fazem parte deste grupo, juntamente com os metaloides e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos.
Os metais têm maior tendência de ceder elétrons são mais reativos. Os reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja, um metal menos reativo cede elétrons para um metal mais reativo, constitui-se uma reação não espontânea.
Os ametais formam uma das três categorias de elementos químicos (as outras duas são os metais e os metaloides) segundo a classificação pelas propriedades de ionização e de ligação química. Estas propriedades derivam do fato dos não-metais serem altamente eletronegativos, isto é, de ganharem elétrons de valência de outros átomos mais facilmente do que