O tabagismo
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde1 , o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco.
As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito. As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:
10 vezes : Maior de adoecer de câncer de pulmão
5 vezes : Maior de sofrer infarto
5 vezes : Maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
2 vezes: Maior de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora...
Após 20 minutos : Sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas: Não há mais nicotina no seu sangue.
Após 8 horas: O nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 2 dias: Seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a