O surgimentos das ONGs
Surgimento das ONGs
Com o movimento negro criou-se varias entidades não governamentais. Uma dessa foi a SOS NEGRO movimento negro; a SOS negros criou-se através de uma instituto ;( IPCN) Instituto de Pesquisas da Cultura Negra, que atendia denuncias de crimes raciais.
Exatamente em 1986 foi criado um programa Jurídico muito forte de combate ao racismo, deu-se o nome de SOS racismo.
O SOS racismo foi criado com recursos internacionais. O programa SOS racismo foi composto por três acessórias:
Jurídica- advogados
Sociólogos e pedagogos
O programa estabeleceu relação com a procuradoria geral de justiça do Rio de Janeiro.
Todas as organizações não governamentais criaram serviços de assistência as negros que direta e indiretamente fossem tratados com racismo.
A maioria denominou esse serviço de SOS RACISMO.
Este fato foi importante porque, pela primeira vez, foram estabelecidos canais para trabalhos desta natureza.
A história dos casos de crimes de racismo mostrou a necessidade da denúncia, da liberdade e da igualdade que, de um lado, não tratava, teoricamente, de estudar o princípio de cada liberdade e igualdade; de outro, de promover praticamente uma mudança social onde esse formalismo fosse preenchido por instituições capazes de assegurar as liberdades e as igualdades.
Uma das atuações também marcantes neste período foi a do Geledés
(Instituto da Mulher Negra)
Que iniciou o trabalho por um levantamento de situações em que a legislação havia sido aplicada em uma das Varas Criminais de São Paulo, onde identificou que em “quarenta anos de existência da Lei Afonso Arinos, raríssimas vezes algum caso de discriminação racial foi objeto