O surgimento do pensamento economico
Curso de Ciencias Juridicas
Disciplina: Economia Politica
Professora: Natalia Martins
Aluno: Charles Vendramini Pizzetti
2° Semestre 2012
ROTEIRO DE ESTUDO II
O Surgimento do Pensamento Economico
Pense e Responda:
1- Discorra sobre a importância da sociedade grega para o desenvolvimento do pensamento econômico – considere os princípios sociológicos, filosóficos e políticos ( ex. a organização em cidades, a democracia, o comercio, etc.).
R. Foi a partir do pensamento grego que se começou a discutir a diferença entre as classe, qual era a importância de cada um para a sociedade e como os problemas relativos às desigualdades poderiam ser tratados/resolvidos. Iniciou-se naquele tempo a discussão sobre como fazer a economia girar.
2- Como os filósofos gregos explicavam a economia?
R. Para os gregos a economia era algo que fazia mal, que tornava as pessoas gananciosas.
3. O Império Romano desenvolveu uma atividade comercial mais forte que a sociedade grega. Explique.
R. Os Romanos conseguiram isso devido ao fato de expandirem suas colônias, pois diferentes dos gregos a intenção dos Romanos era dominar os outros povos, ser o maior império, enquanto aqueles usavam apenas o comércio como modo de se manterem.
3.1 - Porque mesmo diante das condições econômicas particulares do Império Romano o mesmo não produziu escritos econômicos significativos?
R. Porque os romanos apesar de ter sido um grande império, não foram grandes economistas, uma vez que não conseguiram manter tudo o que conquistaram, pois estavam mais preocupados com a conquista e a guerra do que com a administração dos bens.
4. Explique as diferenças das bases de controle e orientação do sistema econômico na Idade Média e no sistema capitalista de produção (ex. o papel da igreja, governo, leis, costumes).
R. Durante a Idade Média não era permitido “lucrar” pois a usura era considerada pecado e por isso juros era algo ilegal, a