O surgimento do dia da terra pelas nações unidas
Agencia EFE
Dia da Terra 2013: "estamos solapando nosso lar", diz Ban Ki-Moon
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, advertiu nesta segunda-feira, o Dia Internacional da Terra, que o planeta está "em perigo" devido à mudança climática e à exploração "insustentável" dos recursos. "Temos que enfrentar a dura realidade que nosso planeta está em perigo. A mudança climática é um problema real e crescente", afirmou Ban durante a abertura de um encontro sobre como alcançar a harmonia com a natureza.
Assim, o principal responsável da ONU denunciou que o ecossistema está sendo danificado "pela exploração insustentável dos recursos naturais frequentemente impulsionados pela cobiça". Neste aspecto, Ban também advertiu que cada vez mais a natureza perde em diversidade, assim como as práticas de pesca comerciais e imprudentes estão ameaçando os peixes.
Em palavras do secretário-geral da ONU, "estamos solapando nosso único lar e nossa sobrevivência e, por isso, temos que passar a "honrar" à Terra". Na celebração do Dia Internacional da Terra, que foi iniciada nos EUA nos anos 70 e que a ONU adotou em 2009 após um pedido da Bolívia, Ban também pediu responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza.
Segundo Ban, a prioridade geral das Nações Unidas é o desenvolvimento sustentável, já que é "o desafio mais importante que nosso mundo enfrenta". Embora ainda haja muito a se fazer, Ban também destacou que cada vez mais pessoas e governos reconhecem este problema e destacou o trabalho de países latino-americanos, como a Bolívia e o Equador, que incluíram os direitos da natureza em suas constituições.
Por outro lado, o secretário-geral da ONU mostrou suas condolências aos afetados pelo terremoto que sacudiu a província chinesa de Sichuan neste último sábado e causou pelo menos 152 mortos e mais de 5,5 mil feridos. "Embora os desastres naturais sejam um problema grave e crescente, este dia comemorativo serve