Look and feel
Mudando a cara da sua aplicação em poucos minutos
COM UMA ÚNICA LINHA DE CÓDIGO, DEIXE SUA APLICAÇÃO COM A APARÊNCIA PADRÃO DO SO E AINDA DÊ AO USUÁRIO A OPÇÃO DE TROCAR DE APARÊNCIA EM TEMPO DE EXECUÇÃO.
Paulo César Coutinho
A aparência é, sem sombra de dúvidas, um ponto que deve ser levado em consideração na construção de uma aplicação de software. Ela tanto pode contribuir para o sucesso, como pode ser responsável pelo fracasso de um produto. O usuário, de modo geral, está acostumado a um certo padrão, geralmente definido pelo sistema operacional (SO), de aparência e comportamento nas aplicações que utiliza no seu dia a dia. Desta forma, uma aparência diferente pode deixar a aplicação pouco intuitiva e, até mesmo, prejudicar sua usabilidade. Isso pode causar um certo receio no usuário com relação a essas aplicações "diferentes". Porém, existem também aqueles que preferem as aplicações com aparência configurável, que pode ser selecionada ou personalizada por eles próprios. Então fica a pergunta: “Como construir uma aplicação que atenda às diferentes necessidades desses usuários, mas sem deixar que o esforço gasto na implementação desses "requisitos secundários" impactem os prazos das funcionalidades principais?”
Geralmente, utilizamos os termos Look-And-Feel ou Skin para nos referirmos à aparência de uma aplicação. Uma aplicação é dita skinnable, quando possui uma aparência configurável, que pode ser selecionada ou customizada pelo usuário. Temos vários exemplos conhecidos de aplicações skinnable, como: Mozilla Firefox; Winamp; Windows Media Player; etc. No entanto, quando desenvolvemos aplicativos utilitários ou ferramentas, raramente nos preocupamos com esse tipo de característica, muitas vezes por imaginar que acrescentá-la às nossas aplicações deve exigir um esforço monstruoso. Porém, veremos que isso pode ser implementado, com o mínimo de esforço, com a ajuda do componente EasyLookAndFeel.
Não é raro vermos aplicativos, escritos