O surgimento da sociologia no século xix
Sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento do ser humano e o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades.
Seu surgimento ocorre em um contexto histórico especifico que foi no momento da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
O século XVIII foi muito importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia devido as transformações econômicas, políticas e culturais dessa época. A sociologia é denominada “ciência da crise”, pois, procurou respostas ás questões sociais impostas pela Revolução Industrial, que representou o triunfo da indústria capitalista.
O objetivo da revolução de 1789 além de abolir a antiga forma da sociedade, era promover inovações na economia, na política, na vida cultural, etc... Com a utilização da máquina, foi “imposto” ao trabalhador da época uma nova disciplina, uma nova conduta e novas relações de trabalho.
O surgimento da sociologia fundamenta-se aos fatos modificados pela Revolução Industrial, como a mudança de pensamento e a transformação econômica que provocaram a mudança dos conhecimentos da natureza e da cultura.
Para estudo da sociedade foi adotado o critério da observação e da experimentação. Os iluministas, combinando o uso da razão e da observação, analisaram quase toda a sociedade. Foram analisados a população, o comércio, a religião, a moral, a família, etc... A tarefa assumida pelos fundadores da sociologia era de estabelecer uma nova ordem e encontrar soluções para a sociedade que até então encontrava-se desorganizada com a nova ordem.
A sociologia for oficializada com a criação do positivismo, e procurará realizar a “aceitação” do novo regime. Esta sociologia procura uma independência dos fenômenos sociais e econômicos.
A sociologia foi algo mais do que a tentativa de entendimento sobre a sociedade. Sua intenção era interferir no rumo da