O Surgimento da civilização mesopotânia
A Mesopotâmia surgiu quando vários povos antigos como babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios buscavam regiões férteis próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Eles habitaram essa região entre os séculos V e I a.C.
Essa região era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura, pois a economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas. Espero ter ajudado
A palavra “mesopotâmia” significa “terra entre rios”. Essa era uma das características da região, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates e ocupada atualmente pelo território do Iraque. A Mesopotâmia estava inserida numa região de solo bastante produtivo, denominada “Crescente Fértil”, uma referência ao formato da região que parecia uma Lua crescente.
Foi na Mesopotâmia, que por volta do VI milênio a.C, surgiram as primeiras civilizações. As primeiras cidades foram Lagash, Uma, Kish, Ur, Uruk e Gatium. Vale ressaltar que a civilização mesopotâmica não apresentava uma unidade política. Na verdade, haviam cidades-estados dotadas de total autonomia política e econômica.
A economia desses povos era baseada principalmente na agricultura. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim, etc. Havia também uma atividade comercial realizada através de trocas, uma vez que a moeda ainda não era utilizada. Outra atividade que realizavam era a criação de animais, bastante desenvolvida.
Os mesopotâmicos eram povos politeístas. Sua organização política era baseada na centralização do poder. Todos os meios de produção estavam sob o controle do déspota, a personificação do Estado. Os principais legados deixados pela civilização mesopotâmica foram a escrita cuneiforme, criada a partir da necessidade de