A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A historia da contabilidade tem uma visão muito importante desde o inicio dos tempos; é de fundamental importância para todo mundo, independente de classes, raças ou nações. A contabilidade é usada todos os dias de diferentes formas, os primeiros registro contábeis eram feitos de fichas de barro e esses guardados em receptáculo também de barro, essas fichas eram usadas de uma forma muito interesante que veremos a seguir.
2 DESENVOLVIMENTO
A cidade de Uruk na Antiga Mesopotânia era o centro da civilização Sumeriana e la os proprietários de fazenda, comercio e etc... usavam as fichas de barros para controle de seu patrimônio e essas eram usadas da seguinte forma: cada ficha representava um patrimônio e quando esses era emprestado usava dois recpientes para controle, um representava o seu estoque e o outro o seu direito, tornando assim um duplo registro de transação.
Sabemos que o homem sempre esta atras de novos investimentos ou novas atualidades, sendo assim ele buscou depois da ficha de barro , a criação de tábuas com escritos cuneiformes. Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da Contabilidade. Na Mesopotânia surgiu o primeiro registro patrimonial, era a origem do livro diário. O papiro primeiro livro contabil era colhido nas margens do grande rio e era nele que os escribas registravam seus movimentos, então os Fenícios tiveram uma expansão na sua rede de comércio e desemvolveram as trocas em base monetaria simplificando os registros por símbolos.
Seg: Maria de Fátima Oliveira Martins O pensamento contábil