O som e o ouvido Humano
O som é um processo que ocorre resultante da movimentação das partículas de ar, como por exemplo, a fala é o resultado do movimento dos órgãos fono-articulatórios, que por sua vez provoca movimentação das partículas de ar, produzindo assim o som.
Para perceber, reconhecer, interpretar e compreende os diferentes sons, só é possível pela existência de três estruturas as quais compõe o sistema auditivo humano, uma externa; as outras duas internas que estão localizadas dentro da caixa craniana.
Caracterizando a Surdez.
A surdez pode ser dividida em dois grandes grupos:
Congênitas, quando o individuo nasce surdo, surdez pré-lingual se apresenta até os primeiros meses de vida do sujeito, (fase anterior à fala). Adquiridas, surdez pós-lingual ocorre em uma idade posterior ao desenvolvimento da fala.
A surdez pode ser provocada por fatores genéticos, hereditários, parto prematuro, anóxia cerebral, e surdez provocada por doenças adquiridas ao longo da vida do individuo.
O audiômetro é um instrumento utilizado para medir a sensibilidade auditiva do individuo, o nível de intensidade sonora é medido em decibel (dB).
Parcialmente surdo é o individuo com surdez leve que apresenta perda auditiva entre 16 a 40 dB.Surdez moderada de 41 a 55 dB, surdez acentuada 56 a 70 dB. Considerado surdo severo é o individuo perda auditiva entre 71 a 90 decibéis. Surdez profunda acima de 91 dB.
Conhecendo a Surdez.
Antes do séc. XIX, os surdos ocupavam papéis significativos. Sua educação realizava-se por meio da língua de sinais;
Uns acreditavam que deveriam priorizar a língua falada, outros a língua de sinais.
Em 1980, no Congresso Mundial de Professores de Surdos (Milão-Itália) chegou-se à conclusão que os surdos deveriam ser ensinados pelo método oral puro, sendo proibida a língua de sinais.
Um modelo de educação que visava à cura ou a reabilitação do surdo, impondo-lhe a obrigação de falar.
Com a valorização da pluralidade cultural,