Percepção sonora
O sistema auditivo humano é muito sensível às alterações da freqüência sonora. Pequenas variações na freqüência dos sons fazem com que o sistema auditivo humano perceba que ele se tornou mais grave ou mais agudo. Mas essa sensibilidade às alterações na freqüência da intensidade sonora é pequena, fato esse que não possibilita ao ouvido humano captar as freqüências sonoras dos ultra-sons e dos infra-sons, pois esses estão na faixa de freqüência auditiva que o ouvido humano consegue captar, que é de 20 hertz a 20 000 hertz.
Espectro Sonoro
O conjunto de frequências de vibração presentes na natureza que são produzidas por várias fontes sonoras recebe o nome de Espectro Sonoro, o qual diz respeito, sob a perspectiva da capacidade humana, aos:
-Infrassons;
-Sons Audíveis;
-Ultrassons.
Sons Audíveis
Apesar de os seres humanos possuírem uma boa percepção sonora, não somos capazes de escutar sons em todas as frequências. A capacidade auditiva humana se limita a captar vibrações com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os 20.000 Hz, sendo eles os mais graves e os mais agudos, respectivamente.
A capacidade dos humanos de produzir sons também é limitada, sendo a sua abrangência menor que a de percepção. Entre os animais é possível constatar que a sensibilidade auditiva de muitos deles supera a nossa. Infrassons
Todos os sons que possuem frequência inferior a 20 Hz são considerados Infrassons. Estão fora do âmbito que diz respeito à capacidade de percepção auditiva do ser humano, no entanto estão presentes na natureza e os humanos a usam para diversos motivos como:
-Previsão de Terremotos pelos sismógrafos;
-Percepção de Erupções Vulcânicas eminentes.
Ultrassons
São chamados de Ultrassons todos os sons que possuem frequência sonora superior a 20.000 Hz. Tal como os infrassons eles divergem da capacidade auditiva do ser humano, portanto não imperceptíveis, mas isso não