Dificuldades
Dificuldades de leitura: relato de experiência de uma escola pública em Sapucaia do Sul (RS)
Letícia da Silva Barboza (Mestranda em Linguística - PUCRS)
Gislaine Machado Jerônimo (Doutoranda em Linguística- PUCRS/CNPq)
Resumo: As crianças de uma escola pública do município de Sapucaia do Sul apresentam dificuldades de leitura. Como alternativa para minimizar essa realidade a escola encaminha os alunos com dificuldades mais severas para o Laboratório de Aprendizagem (LA). É proposta do LA investigar o que desencadeia esse resultado, a fim de poder melhor intervir. Sabemos que tal dificuldade não se dá apenas em nível municipal, mas sim em âmbito nacional como reforçam os dados do PISA (2009). Nos questionamos, então, o que faz com que esse nível de aprendizagem de leitura seja tão baixo. No intuito de responder a tal questionamento, nos propomos a explorar um pouco a questão da alfabetização, pois julgamos ser essa uma das responsáveis por tal desempenho. Abordaremos nesse relato os seguintes tópicos: as principais dificuldades na alfabetização, os métodos de alfabetização e a experiência no laboratório da escola.
Palavras-Chaves: Dificuldades de leitura; Alfabetização; Método Fônico; Método Global; Laboratório de Aprendizagem.
Introdução
Os avanços tecnológicos e científicos, as mudanças na vida em sociedade não descartam a importância e a necessidade da leitura. Através da leitura, adquirem-se informações, conhecimentos e habilidades matemáticas, além de permitir aos indivíduos o desenvolvimento de potencialidades e da própria dignidade humana.
Adquirir essa habilidade não é tarefa fácil, pois conforme demonstram os indicadores do Pisa (2009), os alunos apresentam dificuldades para compreender, utilizar e refletir sobre textos escritos.
Em uma escola municipal, em Sapucaia do Sul, RS, os professores verificam que muitos de seus alunos apresentam grandes dificuldades em relação à leitura. O projeto
Laboratório de Aprendizagem