O sol é para todos
INTRODUÇÃO............................................................................................................2
O SOL É PARA TODOS.............................................................................................3
RACISMO X O SOL É PARA TODOS........................................................................3
CONCLUSÃO...............................................................................................................9
BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................10
Introdução
O nosso trabalho visa comparar a história ocorrida no filme ‘ O sol é para todos’ com o racismo. Antigamente, o racismo era tratado como uma coisa normal e era bem comum na sociedade, os brancos achavam que os negros eram uma raça inferior e por isso deveriam ser tratados de forma diferente. Percebemos que nos dias de hoje o racismo é crime e viola completamente vários artigos de nossa Constituição, e quem o pratica é punido penalmente.
O objetivo principal desse trabalho é discutir as mudanças ocorridas na sociedade, até chegarmos nos dias de hoje, onde o racismo é considerado crime e não é aceito em nossa sociedade.
A Constituição, em seu art. 5º, diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Ou seja, ninguém pode ser tratado diferente por ser branco ou negro.
Porém, o que percebemos, de verdade, em nossa sociedade é que, apesar de várias mudanças ocorridas em nossa legislação em benefício dos negros e contra o racismo, a situação ainda tem muito o que melhorar, e que o racismo continua existindo de uma forma implícita e explícita na sociedade.
Para que haja facilidade de entendimento de todos, dividimos esse artigo em dois tópicos principais:
1- Filme – O sol é para todos
2- O sol é para todos X Racismo.
Assim, iremos analisar o fato