optica
Óptica geométrica: nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o comportamento desses raios.
Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos, levando em conta a teoria sobre a composição da luz.
Essa parte da física é muito presente no cotidiano, sua aplicação vai desde o uso dos óculos ao uso dos mais eficientes e sofisticados equipamentos utilizados para pesquisas científicas como, por exemplo, os aparelhos de telescópio e microscópio. São algumas das aplicações da óptica:
Na correção de defeitos visuais;
Na construção de instrumentos de observação como, por exemplo, os telescópios e microscópios;
Em câmeras fotográficas e na cinematografia. http://www.brasilescola.com/fisica/optica.htm A óptica física estuda as propiedades da luz, sua interação com objetos, e com ela mesmo. Ela ocupa-se de aspectos do comportamento da luz, tais como emissão, composição, absorção, polarização, interferência e difração.
Polarização
A luz é uma onda eletromagnética sendo portanto uma onda transversal na qual os campos elétricos e magnéticos ocorrem em planos perpendiculares à direção de propagação da onda e perpendiculares entre si. Quando os campos se mantem sempre na mesma direção, dizendo que a onda é linearmente polarizada. O campo elétrico da luz proveniente do Sol pode ser um vetor com qualquer direção perpendicular à direção de propagação, pois esta luz não é polarizada. existem quatro fenomenos que podem produzir ondas eletromagneticas polarizadas a partir de ondas não-polarizadas: absorção, birrefrigência, reflexão e espalhamento.
A polarização por absorção ocorre com o uso de materiais que têm a capacidade de