Analises da obra o sol é para todos
Faculdade de Direito
Direito e Arte
“O sol é para todos”de Harper Lee
Professor Dr. Rodrigo Augusto Suzuki Dias Cintra
Aluno: Allan Johnnes Leite Moura
T.I.A.: 310.8592-1
São Paulo,
Novembro de 2012
To millions, affirmative action is a beacon of positive expectation. To others it is an alarming spectre which is viewed as a threat to their personal security and a menace to the integrity of public life.
Nelson Mandela
Organização
1 – Introdução
2 – Localização histórica
3 – Obra: personagens principais e breve resumo
4 – Pontos relevantes
5 – Conclusão
1 – Introdução
To kill a mockingbird, traduzido como “O sol é para todos” no Brasil, foi vencedor do prêmio Pulitzer em 1961, consagrando a autora da obra, Harper Lee, como o gênio literário de seu tempo, ao lado de Truman Capote, seu amigo de infância.
Nelle Harper Lee nasceu em Monroeville, Alabama, estado americano onde a trama também se desdobra, levando a vários de sua época acreditarem que seus escritos retratavam uma autobiografia, o que fora mais tarde desmentido.
Importante notar à primeira vista, que estamos tratando de uma obra cujo relato se passa no Alabama em 1930, local e contexto que, assim como em quase todo o território norte-americano, e apesar de ser o começo das lutas por igualdade racial, ainda prevalecia uma grande onda de segregação institucionalizada em relação ao povo negro. E a obra vai se desenrolando não somente focada no preconceito racial, mas em todo o embasamento de cunho segregativo, de uma sociedade caracterizada pelos costumes e pela tradição dada às frivolidades e a hipocrisia.
O título original da obra, To kill a mockingbird, traduz-se em