A obra de Nikolai Kulbin
495 palavras
2 páginas
A obra de Nikolai Kulbin, Vista Marítima (originalmente Sea View), foi pintada usando óleo sobre tela na década de 1900. Analisando a obra do ponto de vista técnico, pode-se separar em 3 critérios: cores quentes e frias jogo de luz e sombra tamanhos e formas das superfícies
Cores quentes e frias:
As cores quentes predominam a obra porém o ponto de fuga (o sol) tem uma cor fria. Isso, junto com o fato dela ser a cor mais clara do quadro, reforça esse efeito de direcionar nossos olhos. O mar é todo pintado alternando o azul (cor fria) com o amarelo/alaranjado (cor quente), o que cria o efeito de movimento, com partes mais iluminadas que outras.
O efeito sombreado característico da onda, em primeiro plano, é criado apenas com a utilização de cores quentes e frias: o amarelo, a cor mais quente das 4 usadas, dá a sensação de estar mais próximo e mais iluminado (a base da onda, na superfície da areia). O vermelho já parece estar um pouco mais distante e já encoberto pela sombra da curvatura da onda. O azul já dá a sensação de ser a “curva” obscura e o verde, em tom escuro, ainda mais.
O quadro, apesar de representar uma bela paisagem, não tem o efeito de causar tranquilidade e serenidade, provavelmente pelo uso predominante das cores quentes.
Jogo de luz e sombra:
Os efeitos de luz e sombra no quadro foram feitos em alguns pontos, conforme descrito acima, utilizando os efeitos entre cor quente e cor fria. Porém, é interessante observar que, para dar a sensação de distância, versões de tonalidades mais “fechadas” das mesmas cores foram utilizadas na parte mais distante do mar.
A areia, que pela posição do sol já não está mais iluminada diretamente, está com uma tonalidade escura, bem como as nuvens que estão no contra-luz. Fica claro que elas estão “antes” do sol, na nossa perspectiva de observador, pelo tom escuro utilizado nas mesmas. No mar, é possível observar que, para representar o reflexo do sol na água, tonalidades mais claras das mesmas