O socialismo segundo Marx e Engels
Inevitavelmente, as contradições do capitalismo (tendência geral á queda na taxa de lucro, mecanização da produção, pobreza dos trabalhadores e consequente luta de classes) já em curso levariam ao socialismo.
Marx via o socialismo como uma fase intermediária entre o desmoronamento do capitalismo e o comunismo. Nessa fase, seriam socializados os meios de produção (a terra e as maquinas antes concentradas nas mãos das classes dominantes) e o poder do Estado seria enfraquecido. Na fase “Socialista”, persistiriam ainda as classes sociais, trabalhadores e empresários, cada um continuaria a receber um salário de acordo com a sua produção. O importante é que, pela primeira vez na história os meios de produção estariam a serviço daqueles que produziam : OS TRABALHADORES.
Por isso, Marx e Engels afirmavam que, com o socialismo, seria inaugurado a ditadura do proletariado. para alcançar o socialismo, só uma solução seria possível : A REVOLUÇÃO.
Esse foi o motivo pelo qual tanto Marx quanto Engels se envolveram diretamente com os trabalhadores.
Deve- se compreender que, para os dois, o socialismo não era apenas um sistema social como os outros, mas a única possibilidade que os trabalhadores tinham para se libertar da exploração e da alienação a que estavam submetidos no capitalismo. Era a possibilidade de sua emancipação.
O socialismo era, enfim, uma etapa de um processo que havia começado, em termos gerais, com a Revolução Industrial, e cujo final seria o comunismo, concebido como um modo de produção em que estariam abolidos a propriedade privada dos meios de produção, as classes sociais e o Estado. Um sistema que libertaria tanto empresários quanto trabalhadores, implantando a igualdade entre os indivíduos e permitindo a humanização das relações sociais.
Fim