O sistema uab
Izabel Cristina Cetra Pereira
O sistema UAB veio para trazer cursos superiores em regiões onde são fora de alcance para muitos jovens e adultos, sejam pelo custo, pela distancia e algumas vezes por falta de tempo, esse sistema por ofertarem cursos gratuitos e aulas presenciais uma vez por semana e de boa qualidade vem ultrapassando barreiras de acesso ao ensino superior. Vale lembrar que por ser um ensino a distancia não deixa de ser menos importante, são supervisionados constantemente pelo MEC e pela universidade que adquiriu o programa, para que o curso seja sempre de boa qualidade. O ensino superior a distancia veio trazer a comunicação acadêmica em um ensino de qualidade.
A educação a distancia acontece quando alunos e professores não dividem o mesmo espaço físico, na qual as aulas vão até os alunos por meios de tecnologias de informação e comunicação. Nos últimos tempos com o avanço de novas tecnologias de comunicação trazida por meio de computadores ligados a uma internet trazem inúmeros benefícios para que muitos consigam ter acesso a um curso superior.
Em 2009, já existiam 556 pólos da UAB no Brasil, mas o objetivo é de até 2010 criar 850 a 900 nos pólos. É um sistema que oferece cursos superiores para aqueles que não dispõem de tempo para freqüentar aulas presenciais, atende todo o público, mas sua maior prioridade é para os professores de educação básica.
Realmente a modalidade a distancia é de grande importância para a expansão do ensino superior. A inclusão de todos no sistema educacional superior o MEC criou em 2005 um órgão responsável pela efetivação do EAD, este é a atual UAB, uma espécie de consócio entre universidade pública, que se integram ao sistema e distribuem cursos a distancia, promovendo a democratização e interiorização de cursos superiores e de formação contínua, se não fosse assim a cidade na qual moramos nunca poderiam ter um pólo universitário, o órgão que criado para