Educação a distância
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
MODALIDADE A DISTÂNCIA – TURMA 4
BÁRBARA MARIA CAVALLI
A Universidade Aberta do Brasil como instrumento de redução das desigualdades no acesso à educação superior.
Maringá – PR
2013
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e empresas estatais como: Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Caixa Econômica Federal, etc. (CAPES/UAB, 2013).
Sua criação deu-se, em boa medida, pelos esforços do Fórum das Estatais pela Educação, e baseou-se nas experiências de consórcios nacionais para a oferta de cursos superiores e de formação continuada, dentre os quais se destaca a Unirede, um dos maiores e mais importantes consórcios de instituições educacionais brasileiras, Edumed e Projeto Veredas (GOMES, 2013).
A UAB não é uma universidade física, mas um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação à distância (SILVA e PEREIRA, 2013; CAPES/UAB, 2013).
O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais. Cabe ao município fornecer o espaço físico e a infraestrutura adequada para o funcionamento do pólo de apoio presencial. Às universidades públicas compete elaborar os projetos pedagógicos e os recursos didáticos, oferecer corpo docente e tutores qualificados, além de assumir a responsabilidade pelos processos avaliativos, atendimento tutorial à distância, cumprimento da carga horária definida para os encontros presenciais obrigatórios e expedição de certificado de diplomas