O SISTEMA OPERACIONAL
É o programa mais importante do computador. Sem ele seu equipamento não funciona.
Logo que o computador é ligado, o sistema operacional entra em funcionamento. Quando qualquer outro programa está sendo usado, o sistema operacional está trabalhando, prestando serviços essenciais ao computador, aos programas e ao usuário.
O MS-DOS (Microsoft - Disk Operating System), ou simplesmente DOS, durante muitos anos foi o sistema operacional mais popular para computadores pessoais. Ele foi desenvolvido pela Microsoft juntamente com a IBM. O DOS, por muitos anos, reinou como sistema operacional padrão para computadores pessoais. As suas características principais são: a execução de comandos por meio de um prompt na tela do computador, capacidade de executar apenas um programa por vez e limitação na alocação de memória para os programas.
Hoje em dia ele é muito pouco utilizado devido as suas limitações. Nos raros casos em que ele ainda é utilizado, limita-se a computadores mais antigos com microprocessadores lentos e de pouca memória.
A interface de utilização do DOS era exclusivamente por meio do teclado. Com o surgimento do programa Windows, também criado pela Microsoft, tornou-se possível a utilização do mouse e um ambiente mais agradável de trabalho com a utilização de telas gráficas chamadas "janelas". O Windows é o responsável pela popularização da interface gráfica nos computadores. Ele introduziu um novo formato para os programas, criando um ambiente próprio de utilização. Com o Windows também começou a popularização do conceito de multitarefa (possibilidade de executar vários programas ao mesmo tempo), apesar de muitas limitações.
Na verdade, as primeiras versões do Windows não são consideradas sistemas operacionais e sim apenas uma interface gráfica de trabalho, pois elas são executadas sob o DOS, ou seja, o computador precisa ter o DOS instalado para poder usar as primeiras versões do Windows. Normalmente, as pessoas referem-se