O Sistema Montessoriano
Biografia:
1870: Maria Montessori nasceu em 31 de agosto em Chiaravalle, Itália.
1890: Enfrentado a resistência de sua família, Montessori prossegue o seu desejo de se tornar médica e inicia o curso de medicina na Universidade de Roma.
1896: Torna-se a primeira mulher a obter o grau de Doutora em Medicina pela Universidade de Roma.
1897-1990: Assiste cursos de pedagogia na Universidade de Roma; lê todas as grandes obras de filosofia educacional ao longo dos últimos 200 anos. 1900: Foi nomeada diretora Escola Ortofrênica de Roma, que reunia crianças retiradas de asilos de loucos, mas que apresentavam capacidades mínimas de aprendizagem. Por dois anos, ela fez experiências nessa escola modelo com materiais para estimular os sentidos. Montessori conseguiu promover o desenvolvimento de algumas das crianças de tal forma que elas atingiram os mesmos resultados em exames sobre o desenvolvimento que os alunos das escolas comuns. Com esta experiência ela passou a questionar o modelo tradicional de educação. 1901: Inicia cursos em pedagogia, psicologia e antropologia, na Universidade de Roma. Neste período realiza visitas a escolas para fazer investigações antropológicas.
1907: Primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças), é aberta em Roma. Os surpreendentes resultados obtidos pouco tempo depois deflagraram uma natural notoriedade de seu trabalho, atraindo observadores de todas as partes do mundo. 1909: Dá o primeiro curso de formação do seu método para cerca de 100 estudantes, em Roma. Lá, ela escreve, no espaço de um mês, seu primeiro livro, “Il método della Pedagogia Scientifica applicato all'educazione infantile nelle Case dei bambini”. Nos anos seguintes este livro é traduzido em mais de 20 línguas.
1911: O método Montessori passa a ser posto em prática na língua inglesa e é introduzido em escolas primárias argentinas, italianas e suíças; também são criadas escolas montessorianas em Paris, Nova York e Boston.
1913: Executa