O sistema de informação
Definição
Podemos definir sistema de informação como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros para o processamento dos dados contábeis e tradução em informações, gerando um pruduto que permite as instituições o cumprimento de seus proprios objetivos, a tomada de decisões e para as informações para o fisco.
Informações contábeis distorcidas podem levar a conclusões errôneas e prejudiciais para a tomada de decisões pelos gestores da empresa e por seus diversos usuários externos.
Quando não existem procedimentos de controles internos, são freqüentes os erros involuntários e desperdícios.
Portanto, o papel da controladoria de desenvolver, estabelecer e manter sistemas de informações é de vital importância para que a entidade atinja seus objetivos.
O sucesso na gestão de sistemas não é um mérito da controladoria, mas uma obrigação, considerando que seu principal papel é a gestão informacional de uma entidade.
O propósito da informação
é possibilitar que uma organização alcance seus objetivos pelo uso eficiente de seus outros recursos, isto é, homens, materiais, maquinas e outros ativos e dinheiro.
O valor da informação
reside no seu uso final, isto é, sua inteligibilidade para as pessoas na tomada de decisões e sua relevância para essas decisões.
O valor da informação é baseado na redução da incerteza resultante dessa informação.
Apoio às operações
Os sistemas de informações são aqueles que nascem conforme uma necessidade de controle para atender as necessidades de planejamento e controle de diversas areas operacionais da empresa.
Como exemplo citamos: • Sistemas de informações de controle de estoques, e analises de custos, estrutura de produtos, • Planejamento e controle do processo de produção • Controles bancários, e aplicações financeiras • Controles de fornecedores e contas a pagar • Planejamento de vendas e Controles da carteira de clientes e contas a