o serviço social e a questão social no brasil
OS PREJUÍZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Limoeiro do Norte-Ceará
Maio/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em realizar uma produção textual, tendo como base, as politicas sociais brasileiras durante a década de 1960, que foi uma época marcada pelo processo regressivo dos mecanismos de financiamento, centralização do processo decisório e privatizações do espaço publico.
No final dos anos 70, as politicas sociais apresentaram problemas organizacionais e principalmente em relação ao seu financiamento. Algumas tentativas de modificação da estrutura existente foram organizadas nos anos 80 mas novos encaminhamentos em matéria de politicas sociais foram conduzidos pelo estado sendo consagrados na constituição federal de 1988.
A assistência social no Brasil aparece com o objetivo de realizar uma reflexão sobre os direitos conquistados historicamente e a dificuldade de tornar essa conquista como politica de fato, após a sua inclusão na constituição de 1988, onde a assistência social adquiriu o status de direito.
Devendo lembrar também que as politicas sociais antes dessas épocas eram elaboradas como politicas compensatórias, que acabavam agravando as desigualdades, como sempre essas politicas não abarcavam toda a população e as distribuições dos serviços atendiam aos que contribuíam, produzindo assim uma estratificação da cidadania.
DESENVOLVIMENTO
Embora constituída para servir os interesses das classes produtoras, o serviço social não se caracterizou exclusivamente como uma pratica homogeneizada de reprodução tão somente a esses interesses.
Ao longo de sua trajetória participou de respostas as necessidades de sobrevivência das classes trabalhadoras, assim o rompimento com o ciclo